11 de out de 2011

Festival – O Cinema nos Bicentenários da América Latina

O programa traz vários filmes latino-americanos cuja relação com a indústria ou com o público espanhol se volta sobre as relações constantes que existiram entre ambas as culturas cinematográficas.

Coproduções, diretores latino-americanos trabalhando na Espanha, documentários que abordam o olhar espanhol sobre a América Latina são, sem dúvida, exemplos de séculos de convivência em que o cinema vive de maneira permeável ou evidencia dentro de seus foros e inquietudes de produção.

Nascido no século XX, o cinema incorporou às suas equipes profissionais que já viviam cruzando o Atlântico, trazendo e levando a cultura na ida e na volta.

Confira a programação:

13/10/2011 – 19h30
Otilia Rauda
México, 2001. 110 minutos
Direção: Dana Rotberg

Sinopse: Otilia é uma jovem mulher que foi humilhada durante toda sua vida por causa de um enorme sinal que tem no rosto. No entanto, tem uma personalidade cativante e seu corpo conquista todos os homens do povoado. Seu pai a obriga a casar com um homem que não ama e ele a contamina com uma doença venérea que a deixa estéril. Magoada com seu esposo, decide se vingar levando uma vida desregrada ao mesmo tempo em que desfruta do amor. Mas a vida de Otilia muda quando um famoso fugitivo é ferido por um homem do povoado e ela, no seu desejo de ir contra os habitantes dali, decide cuidar dele. Otilia conhece com este homem o que é o verdadeiro amor.



14/10/2011 – 19h30
Cachimba
Argentina, Chile, Espanha, 2005. 131 minutos
Direção: Silvio Caiozzi

Sinopse: Marcos é um insignificante empregado de banco. No interior de um casarão antigo a ponto de desabar, encontrará uma coleção de quadros de duvidoso valor artístico; supostamente trata-se da obra de um desconhecido pintor chileno que teria conseguido um relativo sucesso em Paris nos anos 30. Nosso herói sente que, junto com sua namorada, deve assumir a missão de trazer à luz este "tesouro artístico" para deixar como seu legado de vida um novo Patrimônio Artístico para a Nação. Marcos deverá enfrentar aventuras e desventuras ao tentar resgatar sua descoberta do abrupto interesse de obscuros personagens em apropriar-se do "Museu" e das "Obras de Arte" que adquiriram valor instantâneo ao serem reveladas pelos meios de comunicação.
 
15/10/2011 – 14h
Sessão de curtas-metragens
Duração: 91 minutos

Bregman, o seguinte
Uruguai, Espanha. 13 minutos

A gangorra de Iván
Espanha, 2003. 20 minutos

Presos no paraíso
Espanha,  2001. 58 minutos

A partir das 15h30 - Repetição de todos os filmes
MARATONA BICENTENÁRIO!


Instituto Cervantes São Paulo
Av. Paulista, 2439 – Terreo – São Paulo/SP
Informações: tel. (11) 3897.9609
E-mail: http://cvc.cervantes.es/artes/cine_bicentenarios/default.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário